Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


Conselho de Alimentação Escolar (CAE) realizou visita técnica a unidades escolares e da agricultura familiar que fornece alimentos para a Alimentação Escolar

Publicado em 28/10/2021 às 14:16 - Atualizado em 28/10/2021 às 14:16


O Conselho de Alimentação Escolar é fundamental para a execução do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar), pois além do seu papel de fiscalizar, tem a função de acompanhar desde a aquisição dos alimentos até a sua distribuição aos alunos, garantindo que o objetivo do programa seja alcançado.

 


Seguindo o cronograma de visitas técnicas, os conselheiros do Conselho de Alimentação Escolar (CAE), juntamente com a nutricionista Alessandra Weber, estiveram no dia 27 de outubro, no CMEI Fada Madrinha e Escola Municipal Ernesto Hachmann.

 


Na oportunidade, os membros aplicaram um checklist que verifica alguns itens principais, tais como: higiene pessoal dos manipuladores, do ambiente, dos alimentos; o armazenamento, preparo e distribuição das refeições, além do controle de refeições.

 


Os conselheiros tiveram a oportunidade de acompanhar a preparação e distribuição das refeições nas unidades escolares visitadas.

 


Após a visita às unidades escolares, os membros tiveram a oportunidade de conhecer a propriedade do Sr. Claudemir Peri, que além de ser membro do CAE fornece produtos para a alimentação escolar, como: repolho, cenoura, beterraba, couve-flor, brócolis, alfaces, salsa, cebolinha, chás entre outros. Ressalta-se ainda que todos esses produtos produzidos pelo Sr. Peri são produzidos sem o uso de qualquer agrotóxico ou adubo químico.

 


Segundo a Nutricionista, é fundamental que os conselheiros conheçam as cozinhas, os estoques e os refeitórios das escolas para avaliar as preparações das refeições e o fornecimento dos mesmos aos alunos. O trabalho in loco permite que eles questionem se os alunos estão satisfeitos com a alimentação escolar e observem outras falhas que possam vir a prejudicar o bom andamento do Programa Nacional de Alimentação Escolar.

 

Além disso, conhecer uma propriedade e saber qual a origem e a qualidade destes alimentos é de fundamental importância para o CAE e também para execução do programa.